Estatísticas

Confira abaixo algumas estatísticas do mundo dos games:


De acordo com um estudo realizado pela empresa de consultoria e pesquisa Parks Associates, os jogos casuais já são a atividade online mais popular nos Estados Unidos, e contam com a participação de 34% dos usuários da internet no país, ultrapassando a visualização de vídeos (29%) e acesso a sites de comunidades, como o Orkut e Facebook (19%).
DIFERENÇAS ENTRE O JOGADOR CASUAL E O 'HARDCORE'
Demografia
Todas as idades e ambos os sexos, 100% da população
Homens entre 18 e 35 anos, menos de 15% da população
Onde jogam
Em casa, no trabalho, no avião, no trânsito
Em casa
Porque jogam
Diversão, relaxamento, válvula de escape
Exploração, estimulação, adrenalina
Temas
Cenários voltados à família
Ficção científica, violência, horror, suspense, guerra
Compromisso com tempo
Tempo de jogo ou nível: 1 - 10 minutos para completar
Níveis: 20 min. - 2 horas, MMO: 5 - 40 horas/semana
Tempo para completar
Modo single player: 15 horas para completar
Modo single player: 15 - 40 horas para completar
Plataforma primária
PC, Mac, consoles baratos
Consoles, computador de ponta
Preço do jogo
Com suporte à publicidade - US$ 19,99
US$ 39,99 - US$ 59,99
Motivo de compra
Demonstrações, propagandas em sites
Campanhas de marketing, análises, prévias
Equivalente em Hollywood
"Sex and the City", "Friends", "ER"
"O Silêncio dos Inocentes", "Cães de Aluguel", "Aliens"
Característica
Casual
Hardcore
 Fonte: Casual Games Market Report 2007, www.casualconnect.org



A indústria de jogos casuais ganhou ainda mais força com o investimento pesado da Nintendo, a primeira das três maiores companhia de games do mundo a reconhecer e desenvolver produtos voltados ao público casual, começando pelo portátil Nintendo DS. Com sua tela sensível ao toque, uma caneta que pode atuar como controle e uma linha de títulos voltada aos novos jogadores, como "Nintendogs" e "Brain Age", a companhia conseguiu atrair um público até então nunca explorado pelas grandes desenvolvedoras, enquanto mantia sua fiel base de fãs.


Depois de preparar o território com seu portátil, a Nintendo lançou no final de 2006 o console Wii, atraindo a atenção não apenas dos jogadores hardcore e casuais, mas do público geral e da mídia. Nunca um videogame ganhou tanto espaço em programas de televisão, internet (no YouTube há dezenas de vídeos virais com referências ao Wii) e outros meios de comunicação. O resultado do sucesso foi a presença do Wii na lista dos produtos mais "quentes" do Natal de 2007 - segundo a loja Amazon, uma unidade era vendida a cada 17 segundos no final do ano passado. A estratégia da Nintendo em apostar no público casual (sem se esquecer dos entusiastas) deu tão certo que, atualmente, ela abocanha 53% das vendas de consoles nos EUA, com a dupla Wii e DS, segundo dados da NPD.

Custos de desenvolvimento
VENDA DE CONSOLES EM 2008
Wii
27,6%
DS
25,4%
Xbox 360
12,3%
PSP
12,1%
PlayStation 3
11,8%
PlayStation 2
10,3%
 Fonte: VGChartz, www.vgchartz.com 

  
Estatísticas sobre o perfil de gamers diz que estamos envelhecendo


Nos últimos anos, a idade dos jogadores vem subindo rapidamente. Pesquisas realizadas nos EUA indicam que nossa idade média era de: 

  • 29 anos em 2004,
  • 30 anos em 2005,
  • 33 anos em 2006,
  • 35 anos em 2008 e 2009
  • e 37 anos em 2010.
Que idade são os jogadores?
A idade média do jogador do Reino Unido é de 28, talvez muito maior que se poderia esperar.
Sem surpresa, os nascidos na década de 90 não sabem viver sem jogos.
Talvez mais inesperada, 51% dos 36 a 50 jogos, e os números continuam aumentando.
Mas diferentes faixas etárias fazem escolhas diferentes sobre como, onde e o que eles jogam.
Onde jogamos?
Outras estatísticas,publicadas pela BBC, indicam que o público inglês ainda é mais jovem, tendo em média 28 anos. Ainda assim, é uma idade muito mais alta que a imagem que temos do gamer adolescente que joga para extravasar a raiva e as frustrações de suas tendências antissociais. Crianças e adultos jogam na sala de estar, enquanto adolescentes e adultos jovens (até 24 anos) jogam em seus quartos. 
Mudança de console
Em 2002, 20% dos gamers possuiam um celular ou outro portátil para jogar, hoje 37% jogam em dispositivos móveis.
A melhor notícia de todas é que 63% dos pais consideram que os jogos digitais fazem bem a seus filhos.
Se 40% de todos os jogadores são mulheres, nos jogos sociais elas são maioria, atingindo a marca de 55%.
E de contexto social?
No começo do mês, a apresentação de Chris Trottier no GDC 2011 trouxe uma visão muito específica do perfil dos gamers de jogos sociais. De acordo com Trottier, o jogador médio de jogos sociais é:
  1. Mulher
  2. Tem 43 anos
  3. Não procura por games na internet, joga o que lhe é apresentado
  4. Tem pouco tempo para cada partida
  5. Usa o jogo como forma de se expressar
  •  Segundo pesquisa da PopCap, a maioria dos jogadores de games sociais estão divididos em dois grupos: solteiros sem filhos e casados com filhos em casa (28% para cada grupo). 41% desse público trabalha pelo menos 30 horas por semana.
  • Apenas 4% dos gamers sociais entrevistados têm especialização, 9% tem mestrado e só 2% tem doutorado. 
Fonte: http://www.arkade.com.br