Uma das grandes polêmicas que envolve a prática de jogos virtuais é o questionamento sobre os reais benefícios que eles podem trazer. Os games sempre foram vistos como vilões que acabavam por tirar o foco de crianças e adolescentes de suas atividades didáticas. Agora, depois de vários estudos feitos, descobriu-se nos jogos virtuais um aliado na educação e no desenvolvimento intelectual. Porém, será que tais benefícios redimem os malefícios, cientificamente comprovados, que os jogos podem também causar? Confira abaixo.
• Vantagens dos Games
Os jogos, que inicialmente foram criados pelo homem como uma forma de entretenimento e distração, hoje em dia tem assumido várias outras funções em nossa sociedade. O avanço da tecnologia proporcionou a criação de jogos virtuais que estimulam o raciocínio e a capacidade de criar soluções para situações problemas em diversas áreas fictícias que imitam a realidade. Além de propiciar o desenvolvimento da imaginação, para muitos, os jogos também pode ser um fuga da realidade em prol da busca de uma vida ideal que pode ser recriada em jogos que simulam a vida real, como no exemplo do Sims. Para as crianças, os jogos também pode ser uma fonte de educação e desenvolvimento pedagógico. Algumas escolas têm desenvolvido projetos que envolvem jogos digitais em parceria com o ensino de disciplinas tradicionais e também projetos interdisciplinares. É o que podemos observar no projeto desenvolvido em escolas como Colégio Estadual Guilherme Briggs e Centro Educacional Niterói, onde foi desenvolvido um jogo sobre a dengue. O jogo continha instruções sobre a limpeza dos ambientes, prevenção, quem é o agente transmissor e como a doença age no organismo. Foram desenvolvidos mais de um jogo sobre o tema, dois deles merecem destaque. No primeiro um cientista viaja pelo organismo lançando injeções sobre o vírus, imitando a função dos linfócitos B que liberam anticorpo. No segundo jogo, o fumacê, que é representando por um carro, tem que correr atrás dos mosquitos para lançar o veneno e matá-los. O fumacê tem que evitar que os mosquitos coloquem os ovos no criadouro.
• Gameterapia- Jogos aliados a Saúde
A gameterapia foi criada no Canadá e consiste na prática de aplicar games em algumas áreas da medicina, como na fisioterapia, onde os jogos auxiliam nas sessões de reabilitação e ajudam a superar lesões e no emagrecimento. Existem atualmente mais de 300 jogos em todo mundo aliados a técnicas de saúde. Em alguns desses jogos, o objetivo é que o individuo repita fora da tela os movimentos para acumular pontos. Um dos jogos mais utilizados nos hospitais de todo o mundo que auxilia na tonificação de músculos, atividades aeróbicas, ioga e treinos de equilíbrio e o Wii Fit, desenvolvido pela nintendo, que possui 48 exercícios que são orientados por um preparador físico virtual. Nos Estados Unidos, este jogo já é utilizado nas escolas como parte do programa de educação física. Outro jogo com a mesma função é o Re-mission, o primeiro jogo criado para esse intuito e o Eye Toy, da Sony. Jogos de beisebol virtual também ajudam crianças com doença pulmonar genética a melhorar sua capacidade pulmonar fortalecendo a musculatura do tórax. Esses jogos também podem ser um importante aliado no combate a hipertensão, obesidade e outras doenças. Sendo assim, mais do que atividades de lazer, eles contribuem para uma melhora significativa na qualidade de vida de seus praticantes.
• Desvantagens dos Jogos
A dependência de crianças e adolescentes ao vídeo-game tem se tornado cada vez maior, não só no Brasil como em vários países do mundo. Esse vício tem levado a alterações comportamentais significativas na maioria desses jovens, com altos índices de agressividade, depressão, perturbação mental e queda no desempenho escolar. Muitos passam horas na frente de telas de computadores, sem nenhuma outra distração, apenas tendo contanto com jogos extremamente violentos, com conteúdos de morte e destruição. O objetivo de alguns desses jogos é o extermínio de o maior número de personagens possível. A grande problemática neste caso se agrava ainda mais, porque a maioria desses jovens acaba tendo suas relações sociais prejudicadas, pois priorizam o jogo a qualquer outra atividade. Porém, é necessário ressaltar que nem todas as crianças que jogam várias horas por dia podem desenvolver o vício. Segundo a Academia Americana de Pediatria, uma das soluções para se evitar que o jovem ou a criança possa torna-se dependente do vídeo-game é limitar seu tempo de jogo em duas horas diárias. Outras recomendações são a troca de jogos violentos por jogos educativos que estimulem a criação e o raciocínio, manter distância de no mínimo 60 centímetros da tela e evitar o jogo quando se está cansado.
Outro malefício que é conseqüência da prática de jogos virtuais em excesso é a obesidade gerada. O sedentarismo de muitos jovens é incentivado pela prática de jogos em que se fica por muito tempo sentado. Alguns destes jovens, também acabam comendo excessivamente enquanto estão jogando, e na maioria dos casos esses alimentos são pouco saldáveis e de grande valor calórico. A mistura desses fatores tem gerado o aumento de peso e a conseqüente baixa de auto-estima na população juvenil. Este fato torna-se um circulo vicioso, pois quanto mais o jovem percebe que está aumentando de peso, mas se sente excluído da sociedade e vê o jogo como única alternativa de distração, aumentando cada vez mais o número de horas na frente do computador ou do vídeo game.
• Doenças que podem ser Desenvolvidas:
- Tendinites;
- Problemas de visão;
- Transtornos de alimentação.
Fontes: UNIVERSIDADE TECNÓLOGICA FEDERAL DO PARANÁ
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