Games: Vilões ou Mocinhos ?

         Uma das grandes polêmicas que envolve a prática de jogos virtuais é o questionamento sobre os reais benefícios que eles podem trazer. Os games sempre foram vistos como vilões que acabavam por tirar o foco de crianças e adolescentes de suas atividades didáticas. Agora, depois de vários estudos feitos, descobriu-se nos jogos virtuais um aliado na educação e no desenvolvimento intelectual. Porém, será que tais benefícios redimem os malefícios, cientificamente comprovados, que os jogos podem também causar? Confira abaixo.

Vantagens dos Games

         Os jogos, que inicialmente foram criados pelo homem como uma forma de entretenimento e distração, hoje em dia tem assumido várias outras funções em nossa sociedade. O avanço da tecnologia proporcionou a criação de jogos virtuais que estimulam o raciocínio e a capacidade de criar soluções para situações problemas em diversas áreas fictícias que imitam a realidade. Além de propiciar o desenvolvimento da imaginação, para muitos, os jogos também pode ser um fuga da realidade em prol da busca de uma vida ideal que pode ser recriada em jogos que simulam a vida real, como no exemplo do Sims. Para as crianças, os jogos também pode ser uma fonte de educação e desenvolvimento pedagógico. Algumas escolas têm desenvolvido projetos que envolvem jogos digitais em parceria com o ensino de disciplinas tradicionais e também projetos interdisciplinares. É o que podemos observar no projeto desenvolvido em escolas como Colégio Estadual  Guilherme Briggs e Centro Educacional Niterói, onde foi desenvolvido um jogo sobre a dengue. O jogo continha instruções sobre a limpeza dos ambientes, prevenção, quem é o agente transmissor e como a doença age no organismo. Foram desenvolvidos mais de um jogo sobre o tema, dois deles merecem destaque. No primeiro um cientista viaja pelo organismo lançando injeções sobre o vírus, imitando a função dos linfócitos B que liberam anticorpo. No segundo jogo, o fumacê, que é representando por um carro, tem que correr atrás dos mosquitos para lançar o veneno e matá-los. O fumacê tem que evitar que os mosquitos coloquem os ovos no criadouro. 

Gameterapia- Jogos aliados a Saúde
          
          A gameterapia foi criada no Canadá e consiste na prática de aplicar games em algumas áreas da medicina, como na fisioterapia, onde os jogos auxiliam nas sessões de reabilitação e ajudam a superar lesões e no emagrecimento. Existem atualmente mais de 300 jogos em todo mundo aliados a técnicas de saúde. Em alguns desses jogos, o objetivo é que o individuo repita fora da tela os movimentos para acumular pontos. Um dos jogos mais utilizados nos hospitais de todo o mundo que auxilia na tonificação de músculos, atividades aeróbicas, ioga e treinos de equilíbrio e o Wii Fit, desenvolvido pela nintendo, que possui 48 exercícios que são orientados por um preparador físico virtual. Nos Estados Unidos, este jogo já é utilizado nas escolas como parte do programa de educação física. Outro jogo com a mesma função é o Re-mission, o primeiro jogo criado para esse intuito e o Eye Toy, da Sony. Jogos de beisebol virtual também ajudam crianças com doença pulmonar genética a melhorar sua capacidade pulmonar fortalecendo a musculatura do tórax. Esses jogos também podem ser um importante aliado no combate a hipertensão, obesidade e outras doenças. Sendo assim, mais do que atividades de lazer, eles contribuem para uma melhora significativa na qualidade de vida de seus praticantes.


Desvantagens dos Jogos
          
           A dependência de crianças e adolescentes ao vídeo-game tem se tornado cada vez maior, não só no Brasil como em vários países do mundo. Esse vício tem levado a alterações comportamentais significativas na maioria desses jovens, com altos índices de agressividade, depressão, perturbação mental e queda no desempenho escolar. Muitos passam horas na frente de telas de computadores, sem nenhuma outra distração, apenas tendo contanto com jogos extremamente violentos, com conteúdos de morte e destruição. O objetivo de alguns desses jogos é o extermínio de o maior número de personagens possível. A grande problemática neste caso se agrava ainda mais, porque a maioria desses jovens acaba tendo suas relações sociais prejudicadas, pois priorizam o jogo a qualquer outra atividade. Porém, é necessário ressaltar que nem todas as crianças que jogam várias horas por dia podem desenvolver o vício.  Segundo a Academia Americana de Pediatria, uma das soluções para se evitar que o jovem ou a criança possa torna-se dependente do vídeo-game é limitar seu tempo de jogo em duas horas diárias. Outras recomendações são a troca de jogos violentos por jogos educativos que estimulem a criação e o raciocínio, manter distância de no mínimo 60 centímetros da tela e evitar o jogo quando se está cansado.
Outro malefício que é conseqüência da prática de jogos virtuais em excesso é a obesidade gerada. O sedentarismo de muitos jovens é incentivado pela prática de jogos em que se fica por muito tempo sentado. Alguns destes jovens, também acabam comendo excessivamente enquanto estão jogando, e na maioria dos casos esses alimentos são pouco saldáveis e de grande valor calórico. A mistura desses fatores tem gerado o aumento de peso e a conseqüente baixa de auto-estima na população juvenil. Este fato torna-se um circulo vicioso, pois quanto mais o jovem percebe que está aumentando de peso, mas se sente excluído da sociedade e vê o jogo como única alternativa de distração, aumentando cada vez mais o número de horas na frente do computador ou do vídeo game.


Doenças que podem ser Desenvolvidas:
                                                                           
       - Tendinites;
       - Problemas de visão; 
       - Transtornos de alimentação.


    Fontes: UNIVERSIDADE TECNÓLOGICA FEDERAL DO PARANÁ
                REVISTA SUPERGROM – ESPORTE E CULTURA SUB-18!