quinta-feira, 25 de agosto de 2011

• A importância dos Jogos na Educação Infantil para formação de conceitos de crianças de 5 á 6 anos

            O presente estudo teve por finalidade investigar a prática pedagógica do professor e a importância dos jogos de Educação Infantil, ao serem incentivadas a estabelece uma relação funcional dos mesmos na formação de conceitos. Dessa forma, parte-se da concepção de que os jogos, na Educação Infantil, são essenciais para o desenvolvimento do processo de ensinoaprendizagem. Todavia, surgem as seguintes indagações: como explicar a razão pela qual alguns professores não utilizam os jogos para a formação de conceitos? Será que os que utilizam o fazem de forma significativa? A falta de capacitação e não compreensão da importância dos jogos no processo ensinoaprendizagem é o que leva o educador a não utilizá-los? Para tanto, realizou-se em um Centro Municipal de Educação Infantil no município de Imbituva, durante o segundo semestre de 2006, um estudo de caso de cunho qualitativo. Selecionaram-se vinte e oito crianças de uma turma de Pré III, com idade entre 5 e 6 anos.
           Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se observações das práticas pedagógicas em sala de aula, aplicações de atividades junto aos alunos e entrevista com a professora da turma. A partir da interpretação dos dados, verificouse que os alunos que são alfabetizados por meio de jogos, desenvolvem-se com maior eficiência. 
              Os resultados obtidos revelam que se deve investir na formação do educador e na conscientização dos pais quanto à importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem como recurso pedagógico, eficaz na obtenção dos objetivos propostos.






         - REVISTA  ELETRÔNICA LATO  SENSU 

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