quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Mais realista, "FIFA 12" é o melhor game de futebol da história


Nova versão do simulador da EA Sports captura com perfeição a essência do esporte nos consoles. Ponto baixo fica por conta da falta de narração em português
Como um grande time de futebol, a sorte de "FIFA" teve altos e baixos em suas quase duas décadas de história. Em algumas versões ganhou recursos que levaram a série a novos níveis. E por outras vezes as coisas não deram muito certo e ficamos com um jogo que nos apontava um potencial que não foi aproveitado. 

Mas dessa vez "FIFA 12", que chega em 6/10 ao Brasil, está parecendo um campeão por completo. A chave para o seu sucesso pode ser encontrada em três novidades que não são recursos principais por si só, mas que quando todas se juntam entregam algo maior do que a soma das suas partes. 

A primeira delas é o mecanismo chamado Impact Engine, que aprimora as animações e ajuda o game a saltar de jogadores com animações "enlatadas" para jogadores com reações dinâmicas e mais verdadeiras. Num exemplo, o game tenta apresentar as colisões entre os jogadores da forma mais realista possível e geralmente consegue fazer isso com sucesso. 

Ocasionalmente acontecem algumas coisas estranhas, e muito provavelmente você já viu alguns vídeos no YouTube com "encontrões" entre os jogadores. Mas de forma geral este recurso funciona bem e dá ao jogo um novo nível de realismo. O Impact Engine também não é um recurso puramente estético: o elemento aleatório das colisões e a maneira como a bola agora viaja de maneira realista cria um nível de imprevisibilidade que torna o jogo muito mais parecido com a vida real. 

O recurso Precision Dribbling (algo como Drible Preciso) é outra novidade que, nas mãos de um especialista e quando usada por um jogador com habilidade, pode adicionar movimentos solo talentosos capazes de abrir defesas e criar espaços para você passar. Desde que você esteja usando-o corretamente, é claro. Use-o de maneira errada você irá se chocar com um zagueiro e ficar parecendo um idiota enquanto desaba no chão. 

A combinação do Precision Dribbling e da Impact Engine dá ao game um pouco de espaço extra para os especialistas crescerem? Você pode realmente jogar uma partida bonita quando ficar craque no "timing" do game. Mas o mesmo sistema também te permite jogar uma partida bastante feia fisicamente, e deixa os jogadores longe da bola se o seu timing for ruim. Ou qualquer coisa no meio disso tudo, dependendo das circunstâncias.

por willtony, fonte GameVicio,

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