Pesquisa mostra que aquele estereótipo de pessoas antissociais já é passado. Hoje, games têm vida social bastante agitada.
Esqueça o estereótipo do game antissocial, que passa o dia e a noite na frente do videogame, e não tem nenhum outro amigo além dos seus próprios jogos. Uma pesquisa feita pela Latitude Research mostrou que os gamers não são mais assim.
Um jogador de videogame hoje, de acordo com o estudo, é uma pessoa sociável, fã de tecnologia, dedicada a atingir objetivos e que acessa redes sociais diversas vezes durante a semana.
O estudo, chamado "Who are the new gamers?" ("Quem são os novos gamers?", em tradução livre) foi feito com 290 donos de smartphones com idades entre 15 e 54 anos que se identificaram tanto como "jogadores casuais" quanto "heavy users". Cerca de metade se considera "entusiasta de videogames".
Dos entrevistados, 84% usam redes sociais com frequência. Entre as plataformas preferidas, os smartphones aparecem em primeiro, com 81%, seguido pelos consoles de mesa, com 80%. Jogar no laptop é a preferência de 76%, enquanto videogames portáteis foram citados por 48% dos entrevistados.
Entre os motivos que levam os jogadores a brincar com seus games preferidos, 95% dos entrevistados citaram diversão e relaxamento, enquanto 56% acham que jogos podem ser bons para encontrar novas pessoas e 47% querem atingir objetivos pessoais. Já 24% acham que jogos podem fazer bem à sociedade.
O estudo também tentou entender o que os gamers esperam dos jogos no futuro. O resultado mostra que a indústria está no caminho certo: 71% querem reconhecimento de movimentos, funcionalidade já presente no Wii, Kinect, PlayStation Move, Nintendo 3DS e, futuramente, no PSVita. Já 53% dos entrevistados querem grandes ambientes virtuais e conteúdo digital que possa ser mostrado no mundo real. Já 44%, mais sonhadores, querem jogos que usem o pensamento.
- OLHAR DIGITAL


Nenhum comentário:
Postar um comentário